BLOG

Sicoob anuncia parceria com FAMPE em primeira mão durante live

Publicado em: 05/05/2020

O Sicoob Credimepi iniciou na semana passada, dia 27/04, a série de lives da campanha #ÉTempoDeCooperar, buscando manter a proximidade com os cooperados e com a comunidade nesse período de isolamento social. A primeira live teve como tema o cooperativismo e contou com a participação de Ênio Meinen, Diretor de Operações do Bancoob e Jacson Guerra, Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credimepi.

Ênio iniciou o bate-papo ressaltando a importância de se discutir o cooperativismo financeiro em tempos de pandemia. Para ele, as organizações estão buscando cada vez mais novos modelos de empreender, ultrapassando a busca pelo lucro, mas pensando também no eixo social.

“Há um consenso em que as empresas que dão resposta mais efetiva no campo social tendem a ter competitividade maior e facilidade de atrair novos investimentos, dada a empatia que essa nova proposta gera. O equilíbrio entre resultado econômico e social vão se acentuar após essa crise.” diz Ênio na live.

O Diretor do Bancoob ressaltou que essa já é uma prática antiga do Cooperativismo Financeiro, que faz parte do modelo de negócio, dos princípios e valores da instituição desde os primórdios. Ele citou o Período Apoiador, projeto negocial lançado pelo Sicoob para apoiar os cooperados, oferecendo soluções importantes e adequadas para o momento, com preços ainda mais justos, além do eixo cidadania que amplia essa atuação social do Sistema em todo o país.

E foi discutindo sobre esse modelo de capitalismo mais humanizado, mais consciente e que se preocupa com todos os atores que fazem o empreendimento, que Ênio lançou uma grande novidade do Sicoob, a parceria com o Sebrae no FAMPE — Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas.

O FAMPE é um fundo que concede aval complementar aos Pequenos Negócios. Quando um Pequeno Negócio não possui todas as garantias necessárias para conseguir um financiamento o FAMPE pode complementar essa garantia. Ele pode ser acessado pelo MEI, ME e EPP quando solicitam financiamentos às instituições financeiras que são conveniadas ao Sebrae. O Fundo garante um percentual do financiamento bancário, limitado a um determinado valor, conforme o porte empresarial e a modalidade de crédito.

O presidente do conselho administrativo do Sicoob Credimepi, Jacson, apresentou as ações negociais e sociais que a cooperativa está tomando para facilitar a travessia dos cooperados por esse momento de pandemia. Ressaltando a necessidade de conectar pessoas para promover a justiça financeira e a prosperidade. As ações podem ser encontradas no site bit.ly/etempodecooperar.

Nessa preocupação com a comunidade como um todo, outro ponto discutido na live foi o momento pós-pandemia e quais os impactos que a sociedade sofrerá. Os participantes ressaltaram que a sociedade sairá principalmente mais fortalecida, pois está ampliando os laços de reciprocidade, mutualidade, generosidade, e vontade de retribuir por algo que recebeu em um momento de necessidade.

A live está disponível no YouTube no link https://www.youtube.com/watch?v=oFVlTpXPev8. Acesse para acompanhar na íntegra o conteúdo discutido e saber mais sobre todas as ações que o Sicoob está tomando para ajudar seus associados e as comunidades.