BLOG

Em ação de intercooperação, cooperativas de João Monlevade fazem doação para reforma do espaço de Banco de Leite Humano do Hospital Margarida

Publicado em: 05/07/2021

O cooperativismo acredita no trabalho conjunto e na busca constante de iniciativas transformadoras que são essenciais para o processo de construção de uma sociedade mais justa, equilibrada e com melhores oportunidades para todos.

Para isso, a Coopertramon, Copremon, Sicoob Credicom, Sicoob Credimepi, Sicoob União e Unimed-JM se uniram em prol do Banco de Leite Humano do Hospital Margarida de João Monlevade e realizarão a reforma do espaço como ação de intercooperação do Dia C 2021 e Dia Internacional do Cooperativismo, que foi comemorado no primeiro sábado de julho, dia 03.

O principal objetivo da reforma do espaço é promover mais conforto e segurança nos processos de incentivo ao aleitamento e doação, aumentar o número de atendimento às nutrizes e ampliações de serviços. Além disso, o projeto busca atender ao terceiro objetivo do ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Saúde e Bem Estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. 

O Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Margarida foi inaugurado em 1997 e desde então salva vidas de recém nascidos que, necessitam por alguma patologia, serem alimentados pelo leite armazenado e preparado neste setor.

Com atendimento a mães de diversas cidades da região, o posto de Coleta de Leite atende todas as nutrizes e bebês que apresentam dificuldades na amamentação, além de orientar as doadoras de leite para a coleta residencial.

Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano, no Brasil, são estimados 330 mil nascimentos de bebês prematuros ou de baixo peso, o que representa 11% das crianças nascidas no país, e o leite materno é importante principalmente para prematuros internados que não podem ser alimentados diretamente pela mãe. O Banco de Leite Humano do Hospital Margarida de João Monlevade salva em média 8 crianças por mês com o leite recebido das doadoras.

As doações podem ser realizadas no Posto de Coleta na Rua Dr. Geraldo Soares de Sá, Vila Tanque – João Monlevade. Você pode ter mais informações pelo telefone (31) 3859-3144.