BLOG

Sicoob Credimepi conquista ouro no Prêmio PDGC

Publicado em: 06/01/2022

O Sicoob Credimepi recebeu, no dia 7 de dezembro, o Prêmio Ouro no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). O programa, que reconhece boas práticas de gestão e governança, é desenvolvido pelo Sescoop e coordenado, em Minas Gerais, pelo Sistema Ocemg.

Estiveram presentes na cerimônia de premiação Tiago Maltez (Assistente de Eficiência em Processos), Larissa Mendes (Assistente de OQS), Rafael Souza (Analista Financeiro e Jacson Guerra Araújo (Presidente do Conselho de Administração) 


O PDGC tem como objetivo promover adoção dessas boas práticas, buscando melhorar a gestão das cooperativas de modo que elas se tornem mais eficientes, seguras e competitivas. A premiação ocorre a cada dois anos e somou, nesta edição, 310 cooperativas inscritas de todo o país. 

Na edição anterior, em 2019, o Sicoob Credimepi também já havia sido reconhecido ao receber o troféu bronze, na categoria Primeiros Passos.

“O PDGC é um programa de grande valor para o desenvolvimento das cooperativas. Participar dele é pensar no presente e no futuro do Sicoob Credimepi e de todos envolvidos com a nossa cooperativa. O reconhecimento com a premiação é uma conquista em nossa caminhada para promover a justiça financeira e a prosperidade.” Pontua Jacson Guerra Araújo, Presidente do conselho de Administração do Sicoob Credimepi. 

Durante a cerimônia de premiação foram divulgados os resultados de uma pesquisa que estudou o impacto do Programa para as cooperativas, com o objetivo de medir os efeitos benéficos do PDGC. O estudo foi realizado pela UFMG, a pedido  do Sistema OCB e coordenado pela professora Valéria Bressan. De acordo com o estudo, mais de 2 mil cooperativas já utilizaram o PDGC, das quais 30% de maneira contínua, com crescimento significativo de seus índices de desempenho. Importante destacar também que mais de 60% das cooperativas passaram a promover a educação cooperativista junto ao quadro social. Foi possível identificar ainda que as cooperativas que aderiram ao PDGC apresentaram 40% a mais em margem operacional, total de ativos 69% superior, além de um retorno 23% maior para o cooperado.