BLOG

Associado do Sicoob Credimepi é medalhista de Prata nas Olimpíadas de Matemática na Ásia

Publicado em: 21/09/2018


Gabriel Martins Mendes tem apenas 16 anos e já sabe bem o que quer. Ele é seguro ao falar, decidido e com ideias bem diferentes da maioria dos garotos da sua idade.

O estudante é natural de São Domingos do Prata e sempre estudou em escolas públicas. No ano de 2015, frequentava aulas de apoio na Fundação Monique Leclerq, uma entidade filantrópica que atende a jovens e adolescentes no contra turno escolar, com atividades culturais, esportivas, artesanais, cursos diversos e apoio escolar.

Atualmente, Gabriel é aluno do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (COLUNI), cursa o segundo ano do Ensino Médio e conquistou no último mês a medalha de Prata na Asia International Mathematical Olympiad 2018 – AIMO-2018.

Gabriel estava entre os nove alunos do Coluni que participaram pela primeira vez da Olímpiada Internacional Matemática sem Fronteiras, que é a edição brasileira da Mathémathiques Sans Frontières. Os estudantes que ganharam medalhas de ouro na premiação estadual e prata na nacional foram convidados a integrar a delegação do Brasil na AIMO-2018, ocorrida na cidade de Bangkok, na Tailândia.

O Sicoob Credimepi conversou com Gabriel, que é associado à cooperativa desde os 8 anos. Ele falou sobre a rotina de estudos e sua relação com a instituição.


Sicoob Credimepi - Quanto tempo por dia você dedica aos estudos?

Gabriel Mendes - O tempo que eu dedico aos estudos depende da necessidade e do meu ânimo. Rotina pra mim é sair da rotina, é ter um um dia cheio mas cada dia um dia totalmente diferente do outro. Gosto de aprender. Mais do que isso, aprender coisas para a vida e não simplesmente para passar de ano, assim busco fazer diversas coisas e aprender com elas.

SC - Você utiliza alguma técnica para ter bom desempenho nas competições?

GM - A técnica que eu utilizo é o meu modo de vida. Além de ser prazeroso, me ensina muito e me "prepara" para as mais diversas situações.

SC - Você se inspira em alguém?

GM- Eu me inspiro em muitas pessoas, mas principalmente em meus pais, que me ensinaram que as coisas não caem do céu e que se eu quero algo eu tenho que correr atrás e conquistar. Também em minha madrinha que sempre me incentivou e acreditou em mim.

SC - Você é cooperado do Sicoob Credimepi desde os 8 anos e é bastante atuante. Você acredita no cooperativismo como modelo de negócio?

GM - Sim. O Cooperativismo é um sistema atrativo para os cooperados e para a sociedade de um modo geral, onde a gente se sente parte de algo maior, é tratado como um sócio, como alguém importante para que o sistema funcione, além das taxas melhores e melhores condições de um modo geral, sem deixar de dar lucro para a empresa. É um sistema que eu confio e acredito.

SC - Você já participou de algumas edições da OBMEP e coleciona diversas medalhas. Essas competições foram criadas para estimular o estudo de matemática e promover inclusão social por meio do conhecimento. Como você se sente, fazendo parte desse grupo de alunos que se destacam nas competições?

GM - Eu me sinto honrado por poder fazer parte desse grupo que acumula resultados e aponta um futuro para a educação. Mais do que isso, eu faço parte de um grupo que tem sede de conhecimento e que acredita na transformação com um Brasil melhor.

SC - De acordo com o quinto princípio do cooperativismo - Educação, Formação e Informação – as cooperativas devem promover a educação e formação de seus membros, para que estes possam contribuir eficazmente para o desenvolvimento de suas cooperativas.  Como associado do Sicoob Credimepi, o que você tem para dizer a outros jovens sobre a cooperativa?

O Sicoob Credimepi oferece diversos serviços de qualidade elevada, como contas, crédito, cartões, investimentos, consórcios, seguros. O associado é um dos donos da empresa e possui um atendimento melhor do que a dos bancos convencionais. Além disso, todos participam das decisões da política operacional, o desenvolvimento é mútuo - associado e cooperativa- e por isso as taxas são mais baixas, há distribuição melhor dos resultados positivos e maiores investimentos na área de atuação da cooperativa. Esse é um sistema que eu uso, faço parte e recomendo. O Sicoob Credmepi junto com você para juntos crescermos.

SC – Como foi participação da competição na Ásia?

GM - Só de ter sido selecionado para essa competição foi sensacional. Ao mesmo tempo foi uma responsabilidade e tanto, pois além de ser uma viagem cara, a prova é enorme, difícil, e a concorrência não facilita. Resultado: estudei muito, durante todo o período de férias, pois eu já sabia os desafios que ia encontrar lá. A melhor escolha foi me preparar.

A viagem foi ótima, tivemos passeios incríveis e uma experiência indescritível, isso graças à RedePOC e a equipe da AIMO que cuidaram de toda a logística.

SC – Como foi a experiência com o Sicoob Card Internacional?

GM - A experiência com o Sicoob Card foi fenomenal. Primeiro pela facilidade do uso pois só precisei informar os dias que eu queria que desbloqueasse a função internacional na agência, sem muita burocracia e sem complicação e segundo porque eu pago o valor do dólar comercial (que é mais barato do que o de turismo), no dia da compra. Então se o dólar subiu depois da compra, como é o caso, não tem problema, não vou pagar a mais por isso. Terceiro, pela confiança que eu tive em passar o cartão, devido à segurança que o Sicoob me passa.

SC - O que você sentiu quando conseguiu a medalha de prata?

GM - Quando eu recebi a notícia que fui premiado com uma medalha de prata, começou um turbilhão dentro de mim. Eu pensava - Ganhei medalhaaa, bora comemoraaar”. Mas também pensava: -  Será que eu realmente ganhei medalha? Não teve nenhum mal-entendido? Sou eu mesmo?

Até que na hora da premiação, veio a confirmação e eu realmente consegui uma medalha de uma competição internacional. Até hoje não acredito. Estou imensamente feliz.

Downloads